Sempre me incomodei com jogos em que o personagem é uma grande bola de pontos de vida (PVs de agora em diante, ok?). Pensa num herói que depois de fugir de seus caçadores acabou com poucos pontos de vida. O que acontece se ele toma um tiro no pé? A vida chega a zero matematicamente falando, mas quais as consequências disso na história? Faz sentido morrer por uma topada com o dedinho mindinho na quina de um móvel?
Por um tempo, gostei da parte de GURPS que descreve nuances para golpes em partes do corpo como o caso de dano que é “jogado fora” se for causado em no braço ou perna. Faz sentido? Claro. Mesmo que seja o tiro mais forte ou mais certeiro do mundo, a destruição que ele causará (exceto se for explosivo, logicamente) tem limites. Além desse limite, a energia cinética simplesmente é jogada fora.

Por outro lado, um tiro na cabeça é um tiro na cabeça, certo? Uma decapitada, idem. Não há o que conversar. Foi limpo, direto, sem chance de resposta? PLAU. Acabou. Não há PV que aguente isso mesmo que o cenário seja absurdamente heroico ou fantasioso.
Em Fate Básico, a narração tem precedência sobre as mecânicas (regra de ouro de Fate), portanto faz muito mais sentido que a mecânica dê suporte ao foco que é a narração. “Ficção, e não física” é uma frase bacana de memorizar ao jogar Fate. Esse sistema não tenta modelar nada. Assim, Fate não tem pontos de vida propriamente dito. Em nenhum lugar do livro existe sequer menção ao assunto. Você poderia dizer “ahhhh mas estresse e consequências são tipo pontos de vida”. Os autores não mencionaram “dano” hora nenhuma. Significa que são incompetentes?
Estresse, e não dano.
Se não usado a palavra “dano”, significa que o que foi descrito não tenta modelar dano, certo?
Considere esforços pessoais. Considere que personagens dão um gás além em situações variadas para obter o que desejam. O foco aqui é drama, então faz sentido que haja o que em outros RPGs chamam de pontos heroicos. Quando essa característica é gasta, não houve um dano propriamente dito. Houve um desgaste. O herói não tem seus recursos diminuídos ainda, porém sabe que eles diminuirão se continuar a se estressar.
Isso significa que estresse serve pra ditar ritmo. É um conceito abstrato que serve para medir o ritmo de um conflito. Mede o quão próximo de ser tirado de cena que o personagem está. Como Estresse é recuperado se seu personagem tem um tempo para recuperar o fôlego e se aprumar, fica claro que ele não representa dano.

Consequência, e não dano.
Consequências são Aspectos assumidos de forma mais permanente, mas ainda não significa dano. Vai muito além. Lembre-se que estamos num universo em que a ficção precede a física. “Dano” é um conceito puramente físico. Objetiva modelar a integridade e qual é o efeito físico que alguma coisa como um ataque ou queda tem no corpo do personagem.
O que é interessante sobre lutas ou outros conflitos na ficção não é a descrição detalhada de quais foram os efeitos físicos que o golpe de espada gera. É o impacto que oferece na história. Lembre se John McClane mancando por ferimentos feitos por vidro. Tem mais valor narrativo (eu adoro esse conceito então acostume-se) que a descrição pura dos ferimentos. Se o ferimento causado por algum dano não impacta a história, ele se torna irrelevante.
Consequências representam a continuidade do impacto que o conflito teve no personagem e até quando ele terá que levá-lo através da história. Percebe como isso é bem mais amplo que simplesmente “dano”? Abre um leque gigante de opções. Existem poucas formas de descrever danos, mas inúmeras de descrever as Consequências daquele dano. Um golpe de espadas? Ok. Perna rasgada poderia ser uma opção. Mas se você assume que não existe um modelo a ser seguido, pode ser que na hora exata você desviou-se do golpe de tal forma que bateu a cabeça em algum lugar, dando-lhe uma Dor de Cabeça Ressonante, ou ainda escapou de um golpe tão certeiro que você ficou Morrendo de Medo de Sua Própria Mortalidade, ou ainda conseguiu se proteger da magia de morte lançada sobre você de forma parcial deixando-o Meio Vivo Meio Morto?
Estresses e Consequências mostram o impacto que ataques geraram em seu personagem, e não pontos de vida e dano, mas não o define. Isso fica para seu cenário, sua mesa, seu jogo e sua criatividade. Faça valer a pena! Torne seu jogo único.
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