2025-10-02

RPG a la Carte

A contra-cultura do RPG

Logo de Crucible

A unique game system designed exclusively for Foundry Virtual Tabletop.

Crucible: um novo passo para o RPG?

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O Crucible é uma tentativa da equipe por trás do fantástico Foundry VTT. Ele é uma tentativa de criar um sistema moderno que toma proveito de todos os recursos da mesa virtual.

Tá na cara que está cru, eles falam que está cru, e afinal, eles só tem um playtest para dar um refinada nos aspectos iniciais do sistema, tanto é, que é esperado ter mais um ainda esse ano.

Aspectos de Personagens

A criação de personagem não é revolucionária, e concede uma grande liberdade, mas é o tipo de liberdade que você tem dentro do quintal da sua casa. Existem ancestralidades, mas simultaneamente não existem ancestralidades. O que uma ancestralidade representa é um conjunto de bônus para atributos e alguns tipos de resistência de dano. Você pode então dar qualquer rótulo a ancestralidade.

Fica de escolha do narrador permitir que o jogador despiroque com a espécie que o personagem pertence ou criar pacotes bem bonitinhos das ancestralidades que existem no cenário.

Em seguida há os antepassados. No Crucible não há classes. Antepassados nada mais são do que um conjunto perícias e um talento com qualquer rótulo. Eles servem como um ponto de partida para o caminho do personagem: dois antepassados que comecem em lados opostos, podem terminar do mesmo lado.

Novamente, assim como as ancestralidades, é completamente passível de se criar antepassados novos.

Atributos e modificadores

Os atributos são importantes e interligados. Existem muitos números no personagem que dependem de múltiplos atributos. Irei comentar depois desses múltiplos números. Vai fazer mais sentido.

Um ponto positivo também é que não existe modificador de atributo e valor de atributo como nos RPGs clássicos. O personagem não tem 20 de força para adicionar mais 5 no dado. Ele tem 5 e adiciona esse valor no dado. Irei comentar sobre os dados depois.

Perícias são interessantes também. Todas as perícias dependem de dois atributos. Afinal, não faz sentido um cara super parrudo ser pior em intimidar do que um cara bonito.

Uma pequena observação que o Foundry coloca em parênteses o valor passivo da perícia para o narrador poder checar de maneira rápida testes secretos.

As perícias têm níveis de treinamento que são adicionados em cima do valor do nível de atributo. Além de dar bônus numéricos, esses níveis de treinamento também adicionam níveis de decisão sobre como lidar com a perícia.

Por exemplo: um personagem com a perícia Sociedade, um momento tem que escolher se ele quer ser um historiador, um político, ou um malandro, e conforme ele for avançando nessa perícia, o aspecto que ele escolhe também avança.

Além disso, existem três salvaguardas, cada uma usando um atributo mental e físico, o que acho bom. Remove parte da disparidade entre conjuradores e marciais.

O próximo aspecto da ficha são os talentos e é neles onde fica o grosso da progressão.

Talentos

Todo talento tem outros talentos, sejam de mesmo nível, de nível superior, ou de nível inferior em que ele está conectado.

Um talento fica acessível se houver outro talento conectado que o personagem possui, sendo que a progressão não precisa ser de cima para baixo. O personagem pode, a partir de um talento de nível superior, pegar um de nível inferior desbloqueado ou um talento de si mesmo.

O que eu notei é que, no momento, não há tantas opções, mas talvez o problema seja eu.

Os talentos definem tudo o que o personagem faz. Seja estilos de combate, conjuração, alguns aspectos de exploração. Mas falta quando o aspecto é o social. Mas como eu sou um herege que defende que o aspecto social não deve ser codificado nas regras do sistema, e deve prover apenas de roleplay, eu não me sinto incomodado com isso, mas pode ser que este ponto seja um detrimento para alguém.

Flexibilidade é o nome do jogo. Os talentos definem muito sobre o jogo.

Sim, quatro barras de vida

Não é incomum um sistema levar em conta a saúde mental de um personagem. Todo cenário de Cthulhu rastreia a sanidade. Todo sistema que está no top 10 tem alguma regra alternativa para notar o desgaste mental do personagem.

No Crucible há duas barras temporárias e duas barras permanentes.

Para as barras temporárias existem saúde e moral. Saúde representa o castigo físico que o personagem é capaz de levar e moral representa o castigo mental. Para as barras permanentes existem ferimentos e loucura.

As barras temporárias são importantes apenas para o combate. Zerou saúde? Fora de combate. Zerou moral? Fora também. Mas zerar qualquer uma delas causa dano na barra permanente associada.

Ficou com ferimentos demais? Ficha nova. Loucura demais? Você tava enjoado desse personagem mesmo. Tava na hora de fazer um novo.

Essas duas barras são mais difíceis de curar e representam sequelas a longo prazo da vida de aventureiro.

E são punitivas!

O valor da barra de ferimentos interfere no quão difícil é recuperar saúde. O mesmo é verdade para loucura. Chega um momento que o personagem está curando tão pouco que ele rapidamente ganha mais ferimentos e loucura porque ficou sem saúde e moral.

Ainda bem que os valores são generosos! É necessário um tipo de narrador extremamente cruel para a situação chegar a este ponto. Eu já falei que a ambientação padrão é fantasia sombria com alto risco e mortalidade?

Eu disse que tinha muitos números. Extremamente crocante, perfeito para colocar leite.

Eu tinha prometido dados, vamos falar de dados.

Rolagem de dados, bênçãos e maldições

Todos os testes são feitos com 3d8. Rola e soma com o valor do atributo. Depois, o resultado é conferido com a dificuldade do teste. O interessante é que os dados não são anônimos. Existe uma clara diferença entre eles.

As bênçãos aumentam o tamanho do dado da esquerda em um nível, pulando de d8 para d10 com benção 1, e em seguida para d12 com benção 2. A partir da benção 3 é afetado o dado do meio, e com benção 5 começa a afetar o dado da direita, chegando no máximo na benção 6.

Já as maldições, de maneira previsível, funcionam ao contrário. Elas diminuem o dado direito, de d8 para d6, e em seguida para d4. Depois disso o dado do meio é afetado e em seguida é afetado o dado da esquerda.

Nota-se que, diferentemente do D&D, bênçãos e maldições não se anulam. De fato, elas fazem um cabo de guerra com o tamanho dos dados.

Vantagens de jogar com o Foundry

Se até agora eu só fiz te desestimular com o sistema, eu entendo o seu sentimento. Há quinze anos atrás, os entusiastas o acusariam de ser complexo demais, inconveniente, ou até incompetente, sendo necessário um extremo “book keeping”.

Quinze anos atrás não existia o Foundry.

Este sistema, desde a sua concepção, foi pensado para funcionar no VTT para fazer uso de todos os recursos que a plataforma tem. Para ser sincero, eu meio que gosto disso.

Todo o esforço mecânico gerenciado pelo software. Nem o jogador ou narrador precisam calcular um número (mas o Foundry mostra todas as fórmulas porque o sistema não quer ser uma caixa preta). A única coisa que sistema deixa nas mãos das pessoas é justamente a parte mais divertida: a criatividade.

O Crucible goza de um nível de automação que poucos tem em qualquer outro VTT. E se depender da turma do Foundry, vai continuar desse modo.

É sinceramente o mais próximo da versão ideal da condução de campanha que todo designer de sistema crocante acha que acontece nas mesas ao redor do mundo.

Sistema para acabar com os outros sistemas?

Não. Ele faz questão de se apresentar como apenas mais uma opção. É o mais divertido que eu já li? Com certeza não! Mas está lá em cima! É um sistema que cumpre com a sua proposta? Definitivamente sim.

Só que nem tudo são flores. Pelo fato de ser tão atrelado ao Foundry, não há como experimentar esse sistema fora do mesmo. O playtest do Crucible está disponível de maneira gratuita nos pacotes do Foundry, acessível pelo site ou pelo próprio Foundry.

Levando em consideração que a licença do Foundry é paga, o sistema possui esse preço embutido, mesmo sendo bem claro que a intenção dos autores é que o produto final seja gratuito.

Ainda é cedo para julgar o Crucible. O sistema está engatinhando. Mas ele está no caminho que dá gosto de ver. Eu só espero que a equipe do Foundry tenha sucesso nessa empreitada. Afinal, quanto mais opção para jogar RPG, melhor.

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