Bem-vindo ao Year Zero. Este documento contém as mecânicas centrais do Year Zero Engine para RPG de mesa, usadas em vários jogos da Free League.
O BÁSICO
Esta seção introduz alguns conceitos-chave em RPG e como eles são usados em jogos que utilizam o Year Zero Engine.
OS JOGADORES
Cada jogador, exceto um, controla um personagem do jogador (PJ). Você decide o que seu PJ pensa e sente, o que ele diz e faz – mas não o que acontece com ele. É seu trabalho como jogador imergir em seu PJ. Ele pode ser um aventureiro em um mundo de fantasia distante – mas ainda é, no fundo, uma pessoa com sentimentos e sonhos, assim como você. Tente imaginar – como você reagiria se estivesse no lugar dele? O que você faria? Os personagens dos jogadores são sempre os protagonistas da história. O jogo é sobre vocês. Suas decisões, suas aventuras.
O MESTRE DE JOGO
O último jogador é o Mestre de Jogo (MJ). Ele descreve o mundo do jogo para você, interpreta as pessoas que você encontra e controla os inimigos que você enfrenta. O jogo é uma conversa entre os jogadores e o MJ, de um lado para o outro, até que surja uma situação crítica onde o resultado é incerto. Então é hora de pegar os dados – leia mais sobre isso no Capítulo 3.
É trabalho do MJ colocar obstáculos em seu caminho e desafiar seus PJs, forçando-os a mostrar do que são realmente feitos. Mas não cabe ao MJ decidir tudo o que acontece no jogo – e, acima de tudo, como sua história deve terminar. Isso é decidido no jogo. É por isso que você está jogando – para descobrir como sua história termina.
VOCÊ E OS OUTROS
A maioria das regras neste documento está escrita na segunda pessoa – ou seja, falando com “você”. Regras que se aplicam a você também se aplicam a outros no jogo, tanto PJs quanto PNJs, a menos que seja explicitamente declarado o contrário.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
O Year Zero Engine foi originalmente desenvolvido como o conjunto de regras para Mutant: Year Zero, mas foi posteriormente modificado e adaptado para uma ampla gama de jogos com diferentes temas e cenários. No entanto, seis características centrais do jogo permanecem as mesmas em todas as iterações. Estas são listadas e explicadas abaixo.
- ACESSÍVEL: O básico do Year Zero Engine é muito fácil de aprender. É fácil de ensinar a novos jogadores, tornando a barreira para jogar muito baixa. Complexidade e profundidade são adicionadas peça por peça, oferecendo mais escolhas ao jogador à medida que ganham mais insight sobre o sistema.
- RÁPIDO E DECISIVO: O Year Zero Engine é rápido, produzindo rapidamente resultados significativos ao remover qualquer rolagem de dados, contabilidade e cálculos que não avancem a ação. Os sistemas de combate do Year Zero Engine são frequentemente mortais, levando os conflitos a momentos decisivos. Os riscos são altos, e os PJs raramente estão a salvo do perigo, não importa o quão experientes sejam.
- RISCOS & RECOMPENSAS: No Year Zero Engine, você pode aumentar significativamente suas chances forçando sua rolagem – ou seja, rolando novamente os dados – mas forçar sempre tem um custo. Essa dinâmica constantemente o leva a pesar riscos e recompensas, e torna o Year Zero Engine particularmente adequado para jogos difíceis e focados em sobrevivência.
- CENTRADO NO JOGADOR: Nos jogos do Year Zero Engine, os jogadores e seus personagens estão no centro da história. Os PJs são os protagonistas da história, nunca os PNJs. As regras se concentram nos PJs e em suas ações, enquanto os PNJs são tratados de forma rápida e eficaz pelo Mestre de Jogo. O sistema é projetado para sempre apresentar aos jogadores escolhas significativas.
- IMPULSIONADO PELA HISTÓRIA: RPG é sobre criar histórias, momentos memoráveis na mesa de jogo que você lembrará por anos. O Year Zero Engine é projetado para produzir efeitos dramáticos que impulsionarão sua história e a farão tomar rumos inesperados.
- ADAPTÁVEL: O Year Zero Engine é projetado para ser muito adaptável a diferentes estilos de jogo, temas e cenários. Ao usar perícias e talentos de forma modular, o sistema cria blocos de construção que são muito fáceis de adicionar, remover e re-projetar.
CONJUNTOS DE DADOS vs DADOS DE PASSOS
Todo Jogo Year Zero é diferente, mas duas vertentes principais podem ser identificadas – a variedade original de conjuntos de dados (usando conjuntos de D6s) e a versão mais recente de dados de passos (usando uma variedade de dados poliédricos). Ambas as versões estão incluídas neste SRD. Ao projetar seu jogo, você pode escolher a versão que preferir.
FERRAMENTAS DO JOGO
Os jogos Year Zero Engine geralmente dão a você muito espaço para improvisação e criatividade. No entanto, eles também fornecem uma série de ferramentas para ajudá-lo a criar sua própria história.
FICHAS DE PERSONAGEM
Para documentar seu personagem, você usa uma ficha de personagem. Este documento não inclui uma ficha de personagem, pois qualquer jogo YZE precisará de uma ficha adaptada à versão específica das regras e ao cenário do jogo. Como você cria seu personagem será descrito no próximo capítulo.
DADOS
Como personagem em um jogo Year Zero Engine, você terá que correr riscos. Mais cedo ou mais tarde, você se encontrará em situações onde o resultado é incerto, não importa o quão habilidoso você seja. É hora de pegar os dados. Dados regulares de seis lados (também chamados de D6) são necessários para jogar a versão de conjunto de dados do YZE, preferencialmente 10-15 deles, enquanto a versão de dados de passos do YZE usa dados poliédricos, incluindo D8, D10 e D12. Algumas variações de regras exigem dados de cores diferentes.
ROLANDO DADOS
As regras às vezes pedirão para você rolar D3, 2D6, D66 e D100. D3 significa que você rola um D6 e divide o resultado por dois, arredondando para cima. 2D6 significa que você rola dois dados de seis lados e soma os resultados. D66 significa que você rola dois D6. O primeiro dado representa a dezena e o segundo dado representa a unidade. Isso gera um resultado entre 11 e 66. D100 significa que você rola dois D10. O primeiro representa a dezena e o segundo a unidade. Um duplo zero conta como 100. Você pode até rolar D666, rolando três dados de seis lados. O primeiro dado então conta como a centena, o segundo como a dezena e o terceiro como a unidade.
CARTAS PERSONALIZADAS
Outro acessório útil para jogos YZE é um baralho de cartas personalizado. As cartas podem ser usadas como folhas de referência para equipamentos ou PNJs, mas também para randomizar a iniciativa em combate – leia more sobre isso no Capítulo 4.
MEDINDO O TEMPO
Três unidades são usadas para medir o tempo em jogos YZE, dependendo da situação em questão. Veja a tabela adjacente. A duração exata de uma rodada, trecho e turno pode variar dependendo da situação. É trabalho do MJ rastrear o tempo e determinar quando outra rodada, trecho ou turno passou. Geralmente, há quatro turnos em um dia: manhã, dia, tarde e noite.
UNIDADE DE TEMPO DURAÇÃO USADO EM Rodada 5-10 segundos Combate Trecho 5-10 minutos Exploração Turno 5-10 horas Viagem
JOGANDO COM SEGURANÇA
Em jogos YZE, você está amplamente no controle da história, e com isso vem a responsabilidade. Os personagens dos jogadores enfrentarão grandes perigos e desafios difíceis, mas nenhum jogador deve achar as situações que vivenciam desagradáveis ou ofensivas. É importante que todos ao redor da mesa de jogo estejam se divertindo e se sentindo seguros.
Antes de iniciar o jogo, conversem e vejam se alguém quer que certos assuntos sejam mantidos fora do jogo. Sempre respeite um jogador que queira pausar e discutir o que está acontecendo no jogo, ou até mesmo deixar a mesa se o jogador assim o desejar. E você também pode querer falar sobre o que aconteceu após a sessão de jogo.
ABREVIAÇÕES
- PJ = Personagem do Jogador
- PNJ = Personagem Não-Jogador
- MJ = Mestre de Jogo
- YZE = Year Zero Engine
- SRD = Documento de Referência Padrão
ESTAS BARRAS LATERAIS
Barras laterais como esta estão intercaladas ao longo deste texto de regras. Elas geralmente contêm variantes de regras, comentários e conselhos sobre como jogar.
Espero que curtam essa nova sequência de posts, inaugurando minha participação no RPG a la Carte. Qualquer dúvida, ajuste na tradução ou sugestão, só entrar em contato comigo pelo Discord!
1 thought on “Parte 1 – Introdução ao SRD da Ano Zero”