Este artigo foi publicado originalmente no r/rpg_brasil. Seu autor foi o Luke Génnesi (Luke Génnesi#0041 no Discord) o qual gentilmente cedeu o conteúdo para que reproduzíssemos em nosso blog.
Olá! seja bem vindo, essa é uma pequena colaboração que eu gostaria de fazer para a comunidade, vou apresentar como eu costumo fazer para criar minhas cidades em Vampiro a Mascara, e claro, você pode adaptar o método para seu RPG seja ele o clássico D&D, Tormenta, Ordem Paranormal e etc.
Nesses tópicos eu planejo iniciar falando sobre o propósito da criação de cenário, já que tudo vai girar em torno disso! e em seguida vou aplicar métodos para aprofundar o que já ficou definido, mas antes de dar inicio, percebi que era necessário apresentar dois conceitos! e são eles: “Criação é roubo” e “O Três Mágico”.
Criação é roubo!
Tudo já foi dito uma vez, mas como ninguém escuta é preciso dizer de novo.
Saiba que toda boa criação tem como base o roubo, originalidade é apenas plagio não descoberto! Contudo, você sempre pode dar os créditos a quem te inspirou, veja bem! Ate mesmo grandes autores roubaram para poder criar suas obras primas, e esta tudo bem com isso! Você também já fez e faz isso, assim como vai fazer com essa postagem, assim como eu fiz com o Autor de “Roube como um artista”. Se você usa métodos de Worldbuilding apresentado por outros você também esta roubando seus métodos e indiretamente suas ideias. E quando se vai criar sua cidade em Vampiro a Mascara, ou seu reino em D&D, você sempre se inspira em algo, seja na lore do sistema, ou em um filme que você viu, livro que você leu e etc. E esta tudo bem, mas onde eu quero chegar com isso? Se você vai criar seu próprio By Night você tem algumas opções e uma delas é usar uma cidade real, como eu que uso a cidade de Fortaleza, CE e isso vai te poupar muito trabalho, já que você pode apenas adaptar muita coisa! Apenas mantenha na sua mente: Criação é roubo!
O Três Mágico
Aqui é bem simples, três é o numero que buscamos, se você cria apenas um aspecto sobre seu mundo, ele é linear e vazio, se cria apenas dois ele é raso, mas três ele ja tem material o suficiente para você desenvolver ainda mais com sues jogadores! aqui eu darei alguns exemplos mas não se prenda a eles!
Em Fortaleza by Night eu defini que a cidade é em sua maioria Camarilla, por ser a seita mais antiga, ter um bom alicerce para se firmar e evitar chamar demais a atenção, a Torre de Marfim (Camarilla) é uma das maiores forças em Fortaleza. Em seguida temos o movimento Anarch, que ainda é pequeno e frágil, mas vem crescendo constantemente e se aproveita dos bairros que tem pouco valor para a Camarilla e por isso tem encontrado uma forma de reunir forças, mas encontra seu poder dividido por a cidade devido a conflitos entre os lideres do movimento. E por fim existe a SI (segunda Inquisição) chamada de BOES (Batalhão de Operações Especiais Secretas) que é uma força tatica militar que confronta os vampiros em Fortaleza, apesar de serem mortais, contam com um treinamento e enorme força de vontade para continuar suas atividades, não entenda mal, eles não são heróis dos tempos modernos, visto que corrupção é algo recorrente na organização, e muitas vezes usam de seus recursos para seus próprios interesses e de seus lideres, deixando assim a população refém dos sugadores de sangue.
Perceba que eu Criei três grupos com perspectivas diferentes da cidade, e para cada um dei Três aspectos que se mesclam. O que você deve fazer é bem simples, crie três de algo e em seguida de mais três características sobre o que você criou. Feito isso, vamos seguir!
Propósito
O propósito é bem simples, e vai guiar todo o resto da criação. Primeiro comece descrevendo qual o propósito que cada grupo tem com a cidade que você esta desenvolvendo, em seguida de três camadas a esse propósito. Em seguida desenvolva o propósito que esse lugar deve ter para a historia que você vai criar. Finalize dando propósitos que essa cidade ou região vai ter para seus jogadores. depois que isso for definido você deve ter a capacidade de visualizar o que criou e isso deve ser claro em sua mente, recomendo que você se faça perguntas para criar as três camadas que vem depois de definir os propósitos.

Estrutura e Cultura
Em seguida pense no seguinte: três aspectos naturais sobre o local, três locais criados por os habitantes, e por fim crie três camadas para cada um, isso dará a você um bom aspecto físico para o cenário que está criando, mas se parar por ai será superficial, é na hora de falar da cultura que você vai realmente dar vida a seu mundo! Pense em três aspectos culturais sobre o lugar, em seguida crie três perguntas sobre cada um e tente responde-las, mesmo que as respostas levem a mais perguntas seu projeto esta dando certo, as novas perguntas que surgirem podem ser anotas para você debater com amigos, ou mesmo seus jogadores. O que acha de responder isso enquanto narra sua historia?
O 3 F (Familiar, Funcional e Fantástico)
Os três Fs são a ultima camada deste método de profundidade, mas nada te impede de ir além. Funciona da seguinte forma, crie três aspectos não alienígenas para seus jogadores, no sentido de serem coisas que a maioria das pessoas vão reconhecer! geralmente coisas mais mundanas, mas que possam atiçar um pouco seus jogadores, por exemplo, na cidade de Fortaleza, três aspectos comuns (familiares) para os jogadores podem ser o contraste na qualidade de vida dos habitantes, já que alguns vivem na miséria e outros em bairros nobres, outro aspecto pode ser a vida noturna agitada, em seguida desenvolva três pontos sobre os bairros pobres como violência, baixa qualidade de vida e etc, repita nos outros dois aspectos e vamos para o segundo F. A Funcionalidade da cidade já deve ser clara para você, visto que você desenvolveu seus propósitos, explique como algumas coisas funcionam na cidade, ou oque ela tem a oferecer sempre em três aspectos e aprofunde-os com mais três aspectos. Por fim o Fantástico devem ser três características que fazem da cidade única, porque ela é diferente de outras cidades de outros vampiros da mesma ou de outras seitas? quando isso estiver definido você pode ou não aprofundar em três pontos esses aspectos.
Inspirações
Este artigo foi publicado originalmente no r/rpg_brasil. Seu autor foi o Luke Génnesi (Luke Génnesi#0041 no Discord) o qual gentilmente cedeu o conteúdo para que reproduzíssemos em nosso blog.
Veja Também
Deixe os Personagens Livres: Técnica Para Aliviar o Mestre Simplificando Suas Preparações
Entendendo os Foci em Mago, a Ascensão edição 20th anniversary
Mundo das Trevas para Leigos, parte 4: Criando Personagens