2025-10-04

RPG a la Carte

A contra-cultura do RPG

Perguntas prováveis para o Desafio Gygax 75 do Ralc

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As perguntas seguintes foram antecipadas pelo Ray Otus no maravilhoso The Gygax 75 Challenge. Elas servirão para o Desafio Gygax 75 do Ralc.

“Não consigo criar um mundo inteiro em poucas semanas!”

É verdade. Não é o objetivo. Queremos criar um pontapé inicial para que haja jogo. Dependendo do tamanho do desafio, pode ser que seja necessário mais que uma sessão. De qualquer forma, não será um mundo inteiro, pode ficar tranquilo. Dependendo do que acontecer no jogo que envolver o que você desenvolveu você irá desenvolver o resto.

“E se eu atrasar?”

O desafio original não tem prazo. Nosso desafio, sim. Por isso faremos tudo em semanas conforme o original. Se você quiser aproveitar a zoeira e ir desenvolvendo no seu ritmo, ok. Para entrar na votação final, é preciso completar etapa por etapa.

“E se eu quiser adiantar?”

Sugerimos que não o faça. O ritmo é uma coisa interessante para não sobrecarregar. Para o cérebro, é melhor que a demanda externa seja condizente com os recursos internos. Quebrar em pedaços pode ser mais confortável e, portanto, ter maior chance de sucesso. Aproveite a viagem ao invés de correr para chegar no fim. Use o tempo para ir forjando etapa por etapa como o ferreiro vai batendo até concluir a espada.

“Que materiais serão necessários?”

Praticamente só lápis e papel. Se quiser, utilize ferramentas digitais, mas sugiro que não o faça também. É comprovado que a utilização de papel e caneta ou lápis proporciona uma experiência mais completa para o corpo e mente. Em termos de produtividade, é bom acelerar as coisas. Em termo de usufruto do caminho, é melhor ir degustando. Lápis e papel ajudam nisso.Lembre-se também de usar referências. Gygax falava do Apêndice N. Na verdade, é o conjunto de referências literárias, filmes, séries, HQs que podem ser utilizadas para a criação de uma história de RPG. Em tese, apesar do Apêndice N ter sido publicado uma vez, ele cresce sempre já que passou a ser uma ideia: ter referências ao invés de criar do zero.

“Preciso ler o artigo do Gygax ou o pdf do Ray Otus?”

Não. Só se quiser. Vou publicar aqui as instruções semana a semana. Vou gravar um vídeo e escrever um texto.

“Só funciona para RPG medieval?”

Não, mas a criação envolverá pelo menos 5 elementos principais: uma “masmorra”, uma “cidade”, um “terreno selvagem”, “monstros” e “tesouros”. Se isso puder ser aplicado para outros cenários, faça isso. Ao invés de uma masmorra, um banco em uma história cyberpunk ou um sistema solar em um jogo de exploração espacial, por exemplo. Tente fazer isso com esses 5 elementos que o desafio dará certo.

“Qual sistema ou RPG escolher importa?”

Totalmente. Parte do desafio é utilizar os recursos do sistema que você escolher. Ele dirá quais mecânicas usar, quais monstros, armadilhas, ritmo de viagem, gestão de recursos, comércio, etc. O formato de desenvolvimento do produto final é agnóstico, mas é preciso partir de um sistema para conseguir completa-lo. Uma alternativa é assumir que o sistema que você escolher tem formas de fazer o que você quer. Depois você procura.

“Eu preciso seguir todos os passos?”

Não, mas é a graça. A ideia é ir publicando passo a passo a medida que a etapa for concluída, discutir com a galera, dar risada, melhorar. O desafio original é orientativo. Aqui, criamos um mini-concurso então é preciso pelo menos concluir a etapa da semana. Se não for seguir EXATAMENTE o como fazer, não importa. Só é preciso concluir e compartilhar conosco o resultado.

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